
O uso de dispositivos móveis agora faz parte do cotidiano, não apenas entre os adultos, mas também entre crianças e adolescentes. É verdade que eles oferecem inúmeros oportunidades jamais alcançadas, mas, por outro lado, o uso prolongado dos smartphones pode desencadear problemas de saúde. Entre eles, a “text neck syndrome”, ou “síndrome do pescoço de texto” (em tradução livre), com consequências importantes para a coluna vertebral.
Em uma participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, conversei com a apresentadora Cissa Guimarães sobre esse problema e as consequências dele a longo prazo. Você pode conferir o programa completo clicando AQUI.
O que é o “text neck”?
“Text neck”, literalmente “pescoço de texto”, é um termo criado pelo quiroprático Dean L. Fishman, em 2008. Refere-se a problemas de saúde devido a quando o uso prolongado de dispositivos móveis, em especial o uso de smartphones, gera grande tensão na área cervical.
Este é um problema que vem de mãos dadas com a tecnologia, já que inclinar o pescoço para frente não está relacionado somente às telas dos smartphones, mas também de tablets, notebooks e games. É por isso que alguns textos mais recentes adaptaram a nomenclatura para “tech neck”, em referência ao problema generalizado com a tecnologia.
As redes sociais surgiram no início do século e evoluíram de uma maneira desordenada com a nossa saúde. Ganharam relevância os aplicativos de timelines infinitas, onde você passa o dedo para cima e os algoritmos te entregam conteúdos pelo tempo que você quiser. Esse recurso torna o uso dessas redes sociais perigoso, se utilizada por muito tempo sem intervalos.

Causas do “text neck”
O “text neck” surge devido à má postura ao usar telefones celulares ou tablets, em que o queixo é trazido para mais perto do peito e, consequentemente, o pescoço é colocado em flexão.
A tensão que o pescoço suporta aumenta consideravelmente ao inclinar a cabeça para frente, aumentando a carga muscular na área cervical, o que tem consequências para a saúde.
Em média, a cabeça de um adulto pesa entre 4 e 5 kg, mas inclinar-se para olhar a tela do celular pode exercer pressão de até 27 kg na área cervical. Essa carga causada pela anteriorização da cabeça desperta problemas musculares nas regiões cervical e torácica e consequências diretas na coluna vertebral.
Desde que os primatas ancestrais do ser humano começaram a caminhar sobre duas pernas, a coluna vertebral é desenvolvida nos adultos para manter a cabeça com o olhar no horizonte, ou seja, com os olhos posicionados para frente. O posicionamento do olhar para baixo, virados para as pequenas telas dos nossos celulares, vai contra a natureza da nossa coluna – que insiste em manter a nossa cabeça em pé.
Sintomas do “text neck”
A “text neck syndrome” é caracterizada por sintomas como contraturas, que surgem devido à tensão a que os músculos do pescoço e da cabeça estão sujeitos. Essas contraturas podem ser acompanhadas por rigidez e dor na área e, em casos mais intensos, causar dores de cabeça e tonturas.
A combinação de todos esses problemas pode ser muito desconfortável para o paciente, causando bruxismo, insônia e até alteração na mastigação.
Tratamento para a síndrome do “text neck”
Embora seja um problema recente, a “text neck syndrome” está se tornando cada vez mais comum em consultórios médicos.
Devemos estar atentos, principalmente às posturas de crianças e adolescentes ao usar dispositivos móveis, pois geralmente passam muitas horas por dia em frente a eles, em especial devido ao uso de redes sociais e games.
Quando os sintomas aparecem, é importante consultar traumatologistas especializados na região da coluna cervical para prevenir lesões mais graves no futuro, como hérnias de disco.
As técnicas para tratar a “text neck syndrome” geralmente se baseiam em exercícios de reeducação postural, aumento da mobilidade na coluna e um trabalho físico da musculatura da região afetada.

Dicas para prevenir dores no pescoço na era digital
Sem dúvida, a prevenção é muito melhor que a cura. Portanto, queremos compartilhar as seguintes recomendações para evitar as consequências da “text neck syndrome” nos músculos e na coluna.
A vigilância postural é muito importante, e o uso de almofadas lombares (vendidas em clínicas de fisioterapia e algumas farmácias) ou travesseiros pode ajudar a apoiar a área e evitar más posturas.
O uso prolongado de dispositivos móveis pode aumentar as dores no pescoço, portanto, é recomendável reduzir seu uso e, se necessário, levantar a cabeça e posicionar o telefone ou tablet em uma posição mais alta.
Sempre que possível, utilize o computador em vez do telefone, já que a postura diante da tela do computador não é tão agressiva para as costas quanto a adotada diante do telefone móvel.
Exercícios para fortalecer os músculos envolvidos no suporte da nossa coluna na posição natural, como musculação, yoga e Pilates, ajudam a promover uma higiene postural adequada. Além disso, alongar regularmente (pelo menos duas vezes ao dia) ajudará a manter os músculos da área cervical em boa forma.
De vez em quando, relaxe seus músculos na cama, como forma de descanso. Se o seu trabalho envolve passar horas em frente a um computador, faça pausas frequentes durante as quais é aconselhável levantar-se e caminhar. Esse intervalo é importante para oxigenar as articulações e diminui a rigidez da coluna.
Quando procurar um ortopedista
É comum, para solucionar os sintomas da “text neck syndrome”, o uso caseiro de relaxantes musculares. De fato, esses medicamentos podem ajudar a livrar o paciente das dores e levar um dia normal. Porém, como esse problema é causado pela falta de vigilância postural e do cuidado com a nossa rotina, é possível que essas dores retornem. Nesses casos, procurar um ortopedista faz parte do autocuidado.
No momento em que essas dores não forem sanadas pela medicação caseira ou, principalmente, em que o paciente perceba irradiação das dores para os ombros e braços, é fundamental a busca imediata por um médico especialista nas doenças da coluna vertebral. O objetivo é evitar que esse problema se cronifique e uma intervenção mais agressiva, como uma cirurgia, seja necessária.
Se esse é o seu caso e você é acometido por dores recorrentes no pescoço, também pelo uso prolongado de dispositivos tecnológicos, procure a nossa Central de Agendamento e marque uma consulta. Saiba onde nos encontrar ao consultar os nossos locais de atendimento AQUI. Lembrando que nossa Central de Agendamento é unificada e fornece atendimento a todos os nossos consultórios.
