
Em março de 2023, tive a alegria de ver a publicação do meu doutorado em Neurologia da Dor no periódico internacional Journal of Personalized of Medicine. Essa é uma vitória muito gratificante para o nosso time, ao ver o nosso trabalho ganhar as páginas da pesquisa científica.
Com esta publicação, corroboramos a existência de um microbioma (população de bactérias) vivendo no disco intervertebral e produzindo manifestações clínicas importantes. Até o momento, já foram analisados mais de 200 discos de pacientes com dor lombar crônica, dentre os quais identificamos uma elevada prevalência de uma bactéria de baixa virulência (Cutibacterium acnes).
Embora essa manifestação não cause uma infecção clinicamente ativa, parece participar do processo de transformação da dor aguda em dor crônica neuropática. Por isso é necessário seguir no caminho da ciência e dar continuidade aos estudos para aprofundá-los ainda mais.
Você pode conferir a publicação completa (em inglês) aqui!
Só quem trabalha como pesquisador sabe o quando é difícil produzir boas pesquisas em nosso país. Com esse projeto, esperamos contribuir para um melhor entendimento da Dor Lombar Crônica e deixar um legado para aqueles que estão chegando nas áreas da Cirurgia da Coluna e da Clínica da Dor.
Minha gratidão aos meus companheiros nesta jornada: Dra. Eliane Ferreira, Dra. Carla Ximenes, Dra. Keila Cassiano e Dr. Gustavo Baptista, brilhantes cientistas que tornaram viável esta fase da pesquisa e ver nascer esse projeto que nos deu tanto orgulho.


